4 dicas para melhorar sua pronúncia e ser entendido por Nativos de inglês 6


Se existe uma coisa que alunos de inglês tem em comum é a falta de confiança ao falar em público e isto se dá devido a incerteza da pronúncia correta de certas palavras

Você já deve ter se deparado com situações onde ao conversar com um gringo, ele faz uma cara de quem não conseguiu entender o que você quis dizer com aquela frase, ou repetidas vezes pedirem para repetir devido a não entenderem a sua pronúncia

Uma coisa é certa, você tem plena certeza de que está usando a frase da forma correta, portanto deve haver algo que está acontecendo de errado e pode ser que não seja sua gramática ou seu vocabulário mas a sua pronúncia.

Pesquisas mostram que 3 fatores influenciam muito mais sua pronúncia além de conhecer os sons em inglês ( vogais e consoantes), e são eles:
• Entonação
• Ritmo
• E tonicidade das frase

A forma como são usados influencia imensamente na forma como os nativos em inglês entendem falantes não-nativos, indiferente da nacionalidade.
Então aqui está :

4 DICAS PARA MELHORAR SUA PRONÚNCIA E SER ENTENDIDO POR NATIVOS DE INGLÊS.

1.  ENTENDA QUE INGLÊS É UMA LÍNGUA BASEADA EM TONACIDADE ( STREEEEETCH).

 

Deixe a pronúncia da silaba tonica alongada

Deixe a pronúncia da sílaba tônica alongada( streeeetch)

Isto quer dizer que sílabas tônicas em inglês são mais longas e sílabas que não possuem tonacidade são mais curtas, ou seja elas possuem regras totalmente diferentes das línguas como Espanhol e Português, as quais normalmente possuem relativamente o mesmo “comprimento”

Exemplo:
Entonação – /en-to-na-ssão/ (possuem o mesmo “comprimento em todas as sílabas).
Intonation – /in-tã-neeeei– shan/ (a sílaba –na, é muito mais prolongada que as outras palavras).

Agora entenda que o mesmo acontece com a frases em inglês, os nativos em inglês não ouvem a todos os sons da frase e sim estão mais focados nas palavras importantes da frase pois elas também serão pronunciadas de forma mais longa

Ou seja se sua entonação e a tonicidade da frase é muito diferente do que os nativos esperam, naturalmente eles vão ter dificuldades para entender a idéia que você que transmitir.

2. SAIBA QUAL DAS SÍLABAS PROLONGAR.

Cada palavra que possui duas ou mais sílabas em inglês, terá uma sílaba que será prolongada, ou seja o que seria a sílaba tônica em português.

Mesmo que pronuncie todas as sílabas corretamente, mas não utilize a sílaba tônica da forma correta, ou seja prolongue corretamente, nativos terão problemas para entendê-la.

Para aprender ou verificar como pronunciar corretamente as palavras em inglês, use dicionários para te ajudar e ao ouvir uma frase preste atenção como isto acontece naturalmente.

platform teacher andre rosa

Saiba qual das sílabas prolongar e melhore a pronúncia

Uma palavra que os brasileiros pronunciam é “PLATFORM”.
Exemplo: ‘You should see the plata Form.’
Existem dois problemas nesta palavra:
1. O brasileiro usa o A na sílaba –TA;
2. Coloca a silaba tônica no –FOR (como em português)

O correto seria /ˈplætfɔːm/ ou seja /plétform/

Ou seja, um gringo vai entender que você quer mostrar um formulário sobre plata.
Devido ele ter um problema para entender o que quis dizer com esta frase, ele vai esquecer de prestar atenção no restante da frase e naturalmente irá pedir para explicar. (faz sentido?)

3. SAIBA QUAL PALAVRA EM UMA FRASE ENFATIZAR E MELHORAR A PRONÚNCIA.

Assim como as sílabas, cada frase tem um ou mais palavras que serão pronunciadas de forma mais enfática ( prolongada).

Tipicamente, mas não é uma regra fixa, a palavra que é enfatizada é a última palavra da frase, pois é ela que indica ao nativo que você acabou um pensamento e que aquela palavra é a informação importante que ele deve prestar atenção.

Normalmente ela é mais longa, melhor pronunciada e contém um pitch diferente em relação as outras palavras.

Sem a mudança de tom das palavras em uma frase, um gringo pode interpretar de forma correta aquela frase ou até mesmo não entender o que você quis dizer. É uma pergunta, uma afirmação, você já terminou a frase? estas são algumas das dúvidas que passam na cabeça de um gringo.

4. USE A ENTONAÇÃO CORRETA E TRANSMITA SEM ESFORÇO SUA MENSAGEM.

 

use a entonação correta e melhore a pronúncia

use a entonação correta e melhore a pronúncia

Entonação de uma forma simplista, é nada mais do que a música do inglês e é através dela que você demonstra seus sentimentos, pensamentos e informações.

Caso queira realizar uma pergunta, um pedido ou se está surpreso, o última palavra irá ser mais comprida e elevará o som da palavra.

Se terminou um pensamento positivo ou negativo o som da última palavra tende a “cair”, o que mostra que você terminou um pensamento e esta dando a oportunidade do interlocutor de dar sua opinião.

Em resumo, utilize os sentimentos da forma correta, fazendo com que o interlocutor saiba a hora de falar.

Para ilustrar o que quis dizer, você está em um jantar e pede para alguém te passar a faca.

“Pode me passar a faca.” ↑ (raising intonation) (peça com gentileza e de forma amistosa)
“Pode me passar a faca.” ↓ (falling intonation) (fale como se estivesse irritado com a pessoa)

Como falar claramente e ser melhor entendido por um Nativo.

Como a pronúncia interfere ao conversar com um gringo

Como a pronúncia interfere ao conversar com um gringo

Já ouvi muitas pessoas falarem que muitos gringos não se esforçam para entender o inglês falado por brasileiros ou até mesmo latinos aqui nos Estados Unidos

Ao prestar atenção na forma que eles conversam, percebi que na realidade eles possuem ótima gramática e vocabulário amplo. Porém não prestam atenção em como usar  a Entonação das frases, a pronúncia correta  ou não usam o ritmo correto, utilizando-se da língua mãe como base de referência.

Entonação as sílabas tônicas são tão importantes ou até mais importantes que saber como pronunciar as vogais e consoantes em inglês.

Gostaria de saber:
Você já esteve em alguma situação na qual você percebeu que não foi entendido devido a pronúncia e não ao vocabulário e qual foi a palavra ou frase que guardou para o resto da vida, devido a esta situação.

CONTINUE NO BLOG

Entender o que precisa ser feito para melhorar a pronúncia é primordial, mas como fazer colocar em prática o que foi explicado aqui?

Abaixo coloquei um link com dicas simples para melhorar sua pronúncia continuamente.

5 táticas para criar confiança ao conversar com gringos

QUER MAIS?

Já pensou em receber informações totalmente gratuitas semanalmente sobre este assunto?

É só baixar o material abaixo e escolher entre 25 atividades práticas que te ajudarão a melhorar sua pronúncia, fluência e listening.

Coloque em prática com este material 100% grátis

25 maneiras de melhorar sua pronuncia entonacao fluencia e listening teacher andre rosa

(Visited 496 times, 32 visits today)

Share This: